A presidente Dilma Roussef anunciou que vai promover plano de melhoramento logístico do Brasil. O governo irá repassar a reforma, manutenção e ampliação de nossa malha rodoviária e de trens para a iniciativa privada, através de regime de concessão. Em troca, os empresários poderão cobrar pedágio nas vias administradas. É a consagração da mudança de percurso, que se iniciou com a alteração do marco regulatório dos aeroportos.
Tendo sido eleita com um discurso estatizante, contrastando com a linha privatizante do PSDB, Dilma se contorceu toda para se explicar. Disse, em resumo, o seguinte: os meus pedágios são concessões. As concessões dos outros são privatizações.
Se condenar os pedágios de Dilma, os blogueiros progressistas mostrarão independência. Se apoiar, demonstram que antes só criticavam para atacar o Serra, a quem chamavam de Zé Pedágio porque produziu a mesma medida da presidente. Há uma terceira possibilidade, que é mudar a opinião sobre a cobrança para utilizar rodovias e pedir desculpas para o PSDBista.