Do Portal Vermelho,
Por Wellington Duarte, Professor da UFRN
Publicado em 05 de Novembro de 2010
UPA de Pajuçara: Ministério Público X Micarla
E a prefeita Micarla de Sousa (PV) não pode respirar, mesmo depois de sua adesão despudorada e de última à candidatura de Dilma Rousseff (PT). Por Wellington Duarte*
O QUE É UPA?
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) fazem parte de um conjunto de ações do governo federal para atuarem como estruturas intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, e visa melhorar o atendimento à população, desengarrafando o atendimento nos hospitais.
COMO FOI “IMPLANTADA ” A UPA DE PAJUÇARA
No dia 3 de junho a prefeitura publicou uma Lei (6.108) sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais. Dois dias depois, em 5 de junho, o IPAS entrou com um pedido para qualificá-la como “organização social” e foi aceito no mesmo dia (sic). Três dias depois a apressada prefeitura publicou o Termo de Dispensa de Licitação, já contemplando o IPAS e no final do dia tava tudo resolvido.
Antes mesmo da inauguração da UPA de Pajuçara a prefeitura “adiantou” R$ 1,5 milhão para o IPAS, ninguém sabe por que, embora o MP afirme que foi para possibilitar ao IPAS implantar-se em Natal. Ué? Você contrata uma empresa e adianta dinheiro para a empresa se instalar? Não entendi.
Agora a prefeita vai ter uma queda de braço com o MP e a população de Natal vê mais uma “grande ação” da administração que chegou para ser o “novo” e mostra sua face velha e inepta.