Search
Close this search box.

Música? Eu quero é sacanagem…

Compartilhar conteúdo:

Flávio Mottinha Macedo

Que a música é uma das melhores maneiras de conhecer uma sociedade é indiscutível. Que o nível da educação nos evidencia as entranhas de um povo, também é fato. É, por isso que não me surpreendo com o atual momento da música brasileira.

crédito da imagem: Banco de imagens Google

Já observaram os sucessos do momento? Ritmos e músicas de fácil compreensão, com coreografias. Não se fala mais em “vou te seduzir”, agora é “Ai se eu pego”. Refrãos de músicas apresentam, apenas, tchu tcha tchu tcha … e assim todos cantamos e dançamos. Fica fácil para cantar, fica fácil para dançar

Mas, qual seria a razão dessas músicas de baixa qualidade (tem qualidade mesmo?) técnica fazerem tanto sucesso? Apresento-lhes a mais óbvia das respostas: a ignorância coletiva.

Pois é, meus caros, nossos sucessos refletem nossa ignorância. Afinal, como o povão vai entender boa língua portuguesa se não têm ensino de qualidade? Como vão aprender a, ao menos, reproduzir sons de qualidade se não se ensina música de verdade nas escolas?

Dessa forma, a boa música com acordes e letras dignas para serem tratadas como tal, se tornou objeto de poucos. Na verdade, raros. Raros são os que tiveram acesso ao ensino de música e boa educação que optam por seguir esta carreira. Muitos desistem por conta da exigência do mercado musical (quanto pior melhor) ou resolvem usar seus dotes para fazer fortuna com a baixa qualidade (não condeno, afinal precisamos sobreviver!)

Há boa música sendo produzida no Brasil?! Claro, e sempre tivemos. Mas não dá para exigir da população compreender música e língua portuguesa. Logo, como vamos ter qualidade? Quando vamos ter qualidade? Sinceramente, não vejo um futuro promissor nesse sentido … (isso serve para programas de TV, também)

E, assim, no país do jeitinho, continuaremos a aplaudir o rebolado (masculino e feminino) ante a bela dança a dois, a baixaria das letras de apelo sexual ante as letras inspiradas por críticas e declarações de amor, e melodias que são reproduzidas por qualquer recém nascido com seu chocalho ante aos sonoros acordes rebuscados da verdadeira música brasileira.

Ah! Esqueci de dizer que a nossa música chega ao mundo inteiro, até mesmo antes de nós. Arquemos com as conseqüências …