A @https://https://https://https://https://https://https://cartapotiguar.com.br//wp-content/uploads/2024/05/temp-podcast-05-2.png.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/07/morro-do-careca-2.jpg.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/05/temp-podcast-05-2.png.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/07/morro-do-careca-2.jpg.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/07/morro-do-careca-2.jpg.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/07/morro-do-careca-1.jpg.com.br/novo/wp-content/uploads/2024/07/morro-do-careca.jpg foi forjada pelo espírito questionador de alguns estudantes, profissionais liberais e professores preocupados em construir um espaço de discussão autônomo e democrático.
A ideia do portal, tímida de início, logo ganhou corpo e a equipe cresceu alicerçada em alguns parâmetros considerados verdadeiras cláusulas pétreas:
– Liberdade total de opinião dos colunistas, colaboradores e leitores: todo colunista tem sua senha e seu login e não pergunta a ninguém sobre o que ele deseja postar e muito menos pede autorização sobre a periodicidade, conteúdo ou forma. E nenhum comentário será censurado;
– O site não deixará de enfrentar nenhum assunto, por mais tabu que ele possa ser considerado. Tanto é que dizemos, sem medo de errar, que alguns temas, ainda que tenham forte incidência sobre nossas vidas, são quase que completamente ignorados pelos jornais tradicionais. Muito diferente do que acontece nesse portal;
– E não deveria ter medo de expressar seus pontos de vista, procurando qualificá-los para contrariar uma pseudo-imparcialidade que ainda reina hoje por essas bandas.
Enfatizar que temos lado não implica afirmar que nos achamos donos da verdade. Longe disso. O que queremos é estabelecer uma relação franca e honesta com o nosso leitor, correndo, inclusive, um risco positivo: o de reconhecer o erro e aprender com o debate, com o diferente, pois assim funciona a esfera pública e a lógica que caminha por linhas eminentemente argumentativas.
A fórmula, bastante simples, deu certo. Sem recursos, sem grandes patrocinadores e nenhum alicerce de poder, conseguimos construir um dos sites mais acessados e influentes do estado. Palavras dos nossos próprios leitores avalizadas por números estatísticos objetivos.
Nós só temos que agradecer aos colunistas, colaboradores, críticos e leitores. Conseguimos criar algo diferente. Forjamos com muito esforço uma alternativa crítica.