Do Coletivo Leila Diniz
Em meio as celebrações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a segunda edição da Marcha das Vadias será realizada no próximo dia 10, em Ponta Negra, Natal/RN. A marcha terá concentração a partir das 14h, na Praça de Ponta Negra/Ponto 6, atrás do Vilarte, e patirá em caminhada em direção ao Morro do Careca.
Embora o título seja inusitado, a ideia é provocar reações contra a cultura que culpabiliza as vítimas em casos de violência sexual, seja por seu comportamento ou vestimenta e que desencoraja as mulheres a denunciar os crimes. Inspirada em um movimento oriundo na cidade de Toronto e que se espalhou por várias cidades do mundo em 2011, a Marcha das Vadias já foi realizada em Natal em julho de 2011.
Por que ir?
Apesar de termos conquistado algumas vitórias no que se refere à ampliação dos direitos da mulher ao longo da história, nossa sociedade continua produzindo e reproduzindo desigualdades, violências e preconceito de gênero , perpetuando a cultura machista e misógina. No início deste ano, assitimos o debate em torno de estupro em canal televisivo aberto, gerando reflexões e discussões relacionadas ao machismo, também assistimos inúmeros casos de opressão e assassinato de mulheres por seus algozes, também acompanhamos o debate sobre a Lei Maria da Penha, que contou com a pressão dos movimentos feministas e pró-direitos humanos, fazendo com que o STF julgasse constituconal. Vitória para as mulheres brasileiras, garantia da democracia. No entando, ainda precisamos de delegacias especializadas que garantam atendimento e encaminhamento adequado aos casos de estupro, proteção e assistência para as vítimas de violência doméstica e políticas de orientação e punição aos homens que praticam abusos contra a vida de milhares de mulheres. Além disso, a Marcha das Vadias tem como pilar o respeito à diversidade, portanto, também aderimos à causa LGBT, público que também sofre com abusos diários marcados pelo padrão social heteronormativo, que tanto oprime e cercea liberdades e direitos das cidadãs e cidadãos.
Serviço
O quê? Marcha das Vadias
Quando? Sábado (10/03)
Onde? Ponto Seis – Ponta Negra (Praça dos Ciclistas, Av. Ponta Negra – Por trás do VILARTE)
Horário? A partir das 14h
O que levar? Irreverência e Indignação, Água e Protetor Solar e Contra Toda Discriminação
Contato? Civone Medeiros – 84 – 9144 1471 / Girlane Machado – 8762-9033
+INFOS:
Grupo/Twitter/Blog/Página/Perfil:
Agenda de Ações e Atividades em referência ao dia Internacional da Mulher em Natal:
Dia 08/03/2012 – Celebração 8 de Março durante o Samba do Beco da Lama (Bar de Nazaré, Cidade Alta, 19h).
Dia 08/03/2012 – Literatura Norte-rio-grandense: XI Semana Mulher e Poesia (19h, Auditório II da Unp, da Floriano Peixoto)
Dia 09/ 03/ 2012 – Palestra sobre violência contra a mulher realizada pelo Coletivo Leila Diniz, no Posto de Saúde, às 14h (local a confirmar).
Dia 10/ 03/ 2012 – Marcha das Vadias (@SlutwalkNatal), concentração as 15h, Ponta Negra atrás do Vilarte.
Dia 11/03/ 2012 – “Independente do Corpo, o feminino” – Estréia do Espetáculo “Não Pise na Dama” – 19h na Casa da Ribeira (contatos: 9143 – 3704 / 8845-3008 – Carol Piñeiro | 91876345 – Beto Leite)
Dia 23/ 03/ 2012 – Solenidade de entrega da Medalha Nísia Floresta no Solar Bela Vista às 17h.