Search
Close this search box.

O Clássico Rei Não Impediu o Aumento de CVLI

Compartilhar conteúdo:

Análise do Último Final de Semana de Fevereiro de 2014

Por Ivenio Hermes e Marcos Dionisio Medeiros Caldas

No último fim de semana de fevereiro não houve diminuição no índice de homicídios mesmo com a população norte-rio-grandense envolvida pela paixão do futebol e entretida pelo Clássico Rei que aconteceu no estádio Arena das Dunas.

2013-2014 FEV ULTIMO FINAL DE SEMANA CVLI EV4

O Campeonato Potiguar também teve jogo no domingo entre o Potiguar de Mossoró e Baraúnas, que empataram em 0 a 0, mas em número de crimes violentos letais e intencionais, Baraúna saiu na frente na madrugada desta segunda-feira dia 24 de fevereiro.

2013-2014 FEV ULTIMO FINAL DE SEMANA CVLI EV2

A peculiaridade, contudo, é a contagem que se faz no último final de fevereiro, pois em apenas 23 dias já aconteceram 129 mortes, o mesmo de janeiro de 2013, numa taxa de crescimento de 11% em relação ao mesmo período no ano passado.

É importante ressaltar a morte de dois jovens que são mencionados como familiares de agentes da lei, um da Polícia Militar e um da Polícia Civil RN, sendo um com menos de 21 anos de idade e ambos moradores da grande Natal, que serve de alerta para as possíveis ameaças feitas pelos comparsas do criminoso Isaac Heleno Da Cruz, vulgo Rivotril, por ocasião de seu funeral.

2013-2014 FEV ULTIMO FINAL DE SEMANA CVLI EV

Analisando os períodos de 23 a 24 de fevereiro de 2013 e 22 a 23 de fevereiro de 2014, temos uma elevação de 15,38% no número total de homicídios, sendo que 200% de aumento entre jovens até 21 anos. O ano de 2014 apresenta nesses 54 dias um índice de aumento 40% nas mortes de jovens até 21 anos, diminuindo, entretanto, em 5,14% as mortes de pessoas com 21 anos de idade ou mais.

2013-2014 FEV ULTIMO FINAL DE SEMANA CVLI EV3A mortandade se espalha pelos municípios do RN, sendo que nos finais de semana analisados não houve assassinatos em Parnamirim, Guamaré e Mossoró e em Areia Branca. Já Ipanguaçu, Caraúbas e São Miguel, sem registros em 2013 nesse período, aconteceu um assassinato em cada, e São José de Mipibu saiu de zero para dois homicídios. São Gonçalo do Amarante também registrou aumento, de 1 para 2 homicídios e Ceará Mirim se manteve com o mesmo número de ocorrências, isto é, duas.

Natal apresentou um assassinato a menos que no mesmo período de 2013 e a região metropolitana ficou também com registro a mais.

A violência das torcidas pode ter sido contida pela “Operação Clássico Rei”, realizada no último dia 13 de fevereiro, onde a Polícia Civil realizou a prisão do presidente da torcida organizada Máfia Vermelha, Victor Vinícius de Moura Torres, e outras nove pessoas integrantes do mesmo grupo. Sobre o presidente pesa a acusação de atirar e matar um jovem torcedor de 17 anos do ABC, no dia 15 de novembro de 2013.

Mas a violência que ocorre fora dos estádios não é somente provocada pelas torcidas, e enquanto isso, sem a intervenção do Governo do Estado do RN na Segurança Pública, talvez a população potiguar tenha experimentado um pouco daquilo que acontecerá na próxima COPA, onde a ação criminosa será contida apenas numa espécie de corredor turístico, por onde jogadores e torcedores transitarão, mas deixará desprotegido o restante da população que assistirá os jogos de dentro das suas casas.

Que os muros que logo começarão a ser pintados com as cores brasileiras, despertando o patriotismo futebolístico do povo brasileiro, não sejam manchados com as cores da violência homicida que vem acontecendo, contrariando os índices que se delineiam pela falta de polícia ostensiva, polícia investigativa, perícia criminal e políticas públicas de segurança.

O final de semana se encerrou com 258 mortes, mas às 9hs da manhã desta data (segunda-feira 24 de fevereiro de 2014) o homicímetro no Rio Grande do Norte atingiu a marca de 261 crimes violentos letais e intencionais.

_______________

SOBRE OS AUTORES:

Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Colaborador e Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.

Marcos Dionísio Medeiros Caldas, advogado e militante dos Direitos Humanos, Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos/RN e Coordenador do Comitê Popular da Copa – Natal 2014, com efetiva participação em uma infinidade de grupos promotores dos direitos fundamentais, além de ser mediador em situações de conflito entre polícia e criminosos e em situações de crise de uma forma geral.

_______________

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS PARA REFERÊNCIAS:

É autorizada a reprodução do texto e das informações em todo ou em parte desde que respeitado o devido crédito ao(s) autor(es).

HERMES, Ivenio; CALDAS, Marcos Dionisio Medeiros. O Clássico Rei Não Impediu o Aumento de CVLI. 2014. Disponível em: < http://j.mp/1hhlH75 >. Publicado em: 24 fev. 2014.