O RN vai à luta e não é só por centavos…
A onda de protestos por Mobilidade Urbana toma conta de todo território nacional. O Rio Grande do Norte tem sido sempre protagonista. Antes circunscrita nos limites da capital, avançou sobre a região metropolitana, agora chega até Mossoró.

O Pau de Arara convoca ato pelo Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró, com a chamada “Transporte é um Direito!” para às 7h, desta terça-feira, 18/06, na praça do PAX. Vale salientar, o movimento já busca articulação para colocar na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), que já está nas mãos dos vereadores, propostas e instrumentos de melhorias no transporte da cidade, principalmente para os estudantes universitários que hoje dependem do “carona amiga”.
(Portanto, a chamada é por pressão. Na democracia é assim, grupos de interesses pressionam por suas agendas.)
[O “carona amiga” foi a saída encontrada por milhares de estudantes da UFERSA e Uern que precisam sair da universidade e não tendo acesso ao transporte público ficam na dependência da carona de seus colegas e desconhecidos que tem carros e motos, ou então são obrigados a caminhar sob aquele sol de Mossoró que todos nós já conhecemos.]
Vale ressaltar, para não ficarmos olhando só para o restante do Brasil, que cidades como Macaíba, Ceará-Mirim e Parnamirim, já se organizam e pautam acesso e qualidade ao transporte público na região metropolitana de Natal.
Se o estopim pode ter sido o preço, a realidade dos estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, das zonas rurais ou mesmo urbanas – mas esquecidas do desenho de transporte – da região metropolitana não é muito diferente. Eles querem acessar à cidade e com qualidade.
Macaíba, inclusive, vem realizando audiências públicas. Parnamirim vem chamando atos específicos. E Ceará-mirim vem chamando reuniões de organização.
“Indignai-vos”!!!