Search
Close this search box.

Seminário sobre Karl Marx

Compartilhar conteúdo:

karlmarx
seminário revisitará o legado do grande pensador

“Alguém que fala de Marx sem estudá-lo bem, costuma praticar atrocidades intelectuais das quais, pelos piolhos de Marx!, as universidades estão cheias”.

A Unifacex promoverá a partir de 2 de maio, em Natal, o “Minicurso de Introdução ao Materialismo Histórico de Karl Marx”.

Segundo Lucas Fortunato, cientista social e filósofo tutor do seminário, “não é admissível que um acadêmico e quiçá mesmo uma pessoa qualquer possa compreender bem o mundo em que vive, sem passar pelas letras de Marx. Embora seu legado muitas vezes seja mal compreendido e reduzido ao ismo ideológico, o filósofo alemão é um dos fundadores do atual paradigma dominante não só do pensamento erudito, como eminentemente do pensamento social geral atual, de fato. Alguém que fala de Marx sem estudá-lo bem, costuma praticar atrocidades intelectuais das quais, pelos piolhos de Marx!, as universidades estão cheias”.

Do twitter e face, alguns entusiastas acadêmicos da esquerda (de identidades não veiculadas) pareciam ironizar aquilo que chamaram de “falta de preparação política” do professor da Unifacex, afirmando coisas como: “Marx não é teoria para esperimentalistas juvenis, mas vida de quem luta pelo povo operario”; “irei até lá, sentarei na primeira fila e ao primeiro sinal de distorsão liberalista e cabritaji peleguista, veremos se este bombado leu mesmo o Capital!”; “é  f… porque não convidaram um professor de esquerda da UFRN, pra dar essas aulinhas, ein?”. [*]

eyteytghgvhvx
professor Fortunato, em aula de campo

Lucas dirigiu-se aos provocadores em rede, convidando-os: “releiam e podem levar o Novo e o velho Testamento do seu São Marx. Veremos com quantos piolhos se faz um suco teo-comunista, camaradas!”

Parece que o seminário promete fortes emoções. Todas as quintas, de 2 de maio a 6 de junho, das 17h as 18:30. Inscrições na Unifacex.

[*] a escrita original dos citados foi preservada.