Enganou-se quem imaginou que o seminário proporcionado hoje pelo Partido dos Trabalhadores para recepcionar José Dirceu seria para falar a respeito da ação 470. O dirigente histórico do partido fez um balanço do governo Lula-Dilma, discorreu sobre os desafios do PT, da esquerda e, principalmente, do Brasil.
José Dirceu discursa sobre os 10 anos do PT no governo federal
O ex-chefe da casa civil enfatizou, sobretudo, o que representou os 10 anos do PT no poder e suas conquistas – os programas de transferência de renda, aumento real do salário mínimo, o crescimento econômico pelo qual o país passou e apresentou os dados que asseveram a afirmação de um projeto nacional de Brasil capitaneado por uma coalizão de partidos de esquerda.
Dirceu também tocou naquilo que considera uma mudança de rota em relação ao governo FHC. Lembrou da necessidade de comparar política energética, saúde, emprego, integração com a América Latina, reestruturação das forças armadas e os ganhos da educação em todas as suas esferas – do piso nacional ao crescimento das universidades federais.
Falando com muita simpatia e garra, Dirceu enfrentou a urgente necessidade de criar um marco regulatório para a imprensa e respeitar o pluralismo no âmbito da comunicação, que a própria constituição promulgada em 1988 defende.
Ovacionado pela plateia que lotou o auditório da Assembleia Legislativa do RN, o “Zé”, como foi chamado por alguns, ainda fez um grande chamamento: que todos defendam o governo Lula-Dilma, que significa a consagração de um projeto de emancipação do povo brasileiro sonhado por aqueles que construíram a esquerda no Brasil: professores universitários, membros das associações civis, militantes, movimentos sociais, camponeses, estudantes, empresários, etc. “A reeleição da presidente Dilma é prioridade”, salientou.
O PTista ainda recebeu a solidariedade dos que compuseram a banca, além dos militantes e simpatizantes do partido. A noite terminou com um balanço feito por pessoas da platéia que pediram e receberam o microfone para expor críticas, elogios e posicionamentos.
PS. Imagem retirada do blog da jornalista Ana Ruth Dantas, www.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico