Search
Close this search box.

Suplentes AgPen: Onde Ninguém Esteve Antes

Compartilhar conteúdo:

Suplentes AgPen em Mossoró (49)A Peregrinação dos Suplentes de Agentes Penitenciários

 

Por Ivenio Hermes

 

Buscar com determinação

 

“Audaciosamente indo onde ninguém esteve antes.” Gene Roddenberry.

 

Mais uma vez os suplentes de Agentes Penitenciários não descansam nem no primeiro dia do ano quando percebem uma oportunidade, por menor que seja, de buscar com determinação uma solução para sua insistente demanda.

Jarbas Targino, Omar Marinho e mais um grupos de representantes que fizeram concurso para Agente Penitenciário, que apenas aguardam sua convocação para passarem a pertencer a esse importante quadro efetivo da segurança pública que se encontra tão deficitário.

O réveillon 2012/2013 acabou cedo para essa turma porque no outro dia, às 09h00min da manhã eles já estariam com o pé na estrada, em direção à Mossoró, para mais uma vez cobrarem da Governadora Rosalba Ciarlini, uma promessa feita de que “eles (os suplentes) teriam uma boa surpresa até o final de 2012”.

Acontece que 2012 acabaria e imaginando que a gestora pública não teria mais tempo para o cumprimento da promessa, eles tiveram a ideia de comparecer de surpresa na posse da Prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, oferecendo uma manifestação pacífica como forma de cobrança.

A força política da Governadora do Rio Grande do Norte em Mossoró impressiona quem chega para observar sem tomar partido. Convidado para estar na solenidade interna do evento, não pude deixar de constatar que como a multidão que se formara na frente do Teatro Dix-Huit Rosado ovacionou a Rosalba em sua chegada.

A febril paixão, pelo menos daqueles cidadãos de Mossoró que estavam ali presente, tentou até impedir que os suplentes abrissem suas faixas, mas que não passou de uma bravata graças aos seguranças do evento que garantiram a manifestação porque ela era pacífica e ordeira.

 

Suplentes AgPen em Mossoró (46)A Causa em Evidência

Assim reconhecidos como pessoas que querem ordem e soluções para o problema da falta de efetivo do sistema penal, logo repórteres quiseram entrevistar algum representante daquele grupo, que por decisão unânime deles, Jarbas Targino foi o escolhido.

Num dos momentos da entrevista o repórter perguntou a Jarbas se ele achava que aquela manifestação naquele local, naquele evento, naquele momento, era realmente válida ou se surtiria algum resultado. Jarbas respondeu com a dignidade de um vencedor: “Não existe mais momento nem ocasião, onde houver uma chance de chamarmos atenção para nosso pleito, lá estaremos.”

Antes de vir para Mossoró, o grupo se encontrou num determinado posto de combustível e independente de religião, resolveram no momento da partida do comboio, fazer uma oração, que tive a oportunidade de fazer e dali saímos contritos.

Jarbas, falando em nome da comissão que representa os 600 suplentes, manteve-se humilde e colocou a causa em evidência, talvez por isso ainda conseguira, com a ajuda de articuladores da própria governadora, fazer uma pergunta para a gestora, “Onde está nossa surpresa de fim de ano?”

Diante das câmeras de diversas emissoras de televisão, dos microfones e celulares com gravador digital, a Rosalba elegantemente respondeu que ali não daria tempo de ela dar a atenção adequada para uma resposta sustentável, deixando acertado com a comissão que os receberia a partir do dia 02 de janeiro a qualquer momento em seu gabinete em Natal, indicado inclusive seus assessores para manterem-na lembrada disso.

 

Suplentes AgPen em Mossoró (40)O Próximo Encontro

A resposta que Jarbas deu ao repórter sobre o oportunismo daquele momento veio na efetivação de uma reunião com a Governadora que ocorrerá no próximo dia 7 de Janeiro na sede da Governadoria.

Sem se deixarem empolgar, os líderes do movimento que está ganhando fibra com o slogan “#600 vagas já!” traçaram ali mesmo sob o sol e calor forte de Mossoró, como será o próximo encontro de Rosalba Ciarlini com os representantes dos suplentes: um acampamento!

Isso mesmo, no dia 7 de Janeiro de 2013 eles acamparão nos gramados em frente à Governadoria, sempre imbuídos pelo pacifismo, aguardando o momento de estarem diante da gestora.

A solenidade aberta ao público terminou cedo e eles partiram de volta para Natal, com a esperança reservada para mais alguns dias de labuta.

O empenho dos suplentes foi registrado e publicado no ensaio fotográfico “Suplentes AgPen: indo onde ninguém esteve antes”¹ que está disponível nas Fanpages do Blog do Ivenio Hermes e da Carta Potiguar.

Que a sociedade potiguar se congregue em apoio e incentivo para esses homens e mulheres que não descansam de sua vontade de serem servidores públicos.

 

REFERÊNCIA

¹HERMES, Ivenio. Suplentes AgPen: indo onde ninguém esteve antes. Ensaio Fotográfico. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes. Disponível em: < http://migre.me/cD1ZR   >. Publicado em: 02 jan. 2013.