Search
Close this search box.

Goiamum Audiovisual encerra atividades reforçando parceria com IFRN

Compartilhar conteúdo:

Com seis dias de duração, a sexta edição do Festival Goiamum Audiovisual – No movimento das Marés – chegou ao final com o sentimento de dever cumprido. Afinal, foram realizadas quatro oficinas com a participação de quase cem pessoas, sem esquecer das dez mostras que exibiram produções potiguares, de outros estados do nordeste, além das internacionais, à exemplo da mostras polonesa e israelense, contabilizando mais de 30 horas de exibição. Para os organizadores do evento, como Keila Sena, os números representam, sobretudo, que um dos grandes pilares de sustenção do Goiamum – que é a formação de platéia – vem se fortalecendo. Ela explica que o número de pessoas que tem participado do evento cinematográfico vem aumentando todos os anos.

“Esse ano, fomos novamente uma alternativa ao Carnatal e tivemos um número muito grande de pessoas participando, fosse das oficinas, das mostras, das exibições como um todo. Isso também foi possível graças a parceria da IFRN, que com a estrutura oferecida, pudemos manter num mesmo espaço, as exibições dos filmes, a brinquedoteca, as oficinas, enfim, ficou tudo muito próximo, o que otimizou custos e garantiu uma boa logística”, explica Keila Sena, diretora do Goiamum Audiovisual.

Para Lerson Maia, diretor do IFRN (Campus Cidade Alta), a retomada da parceria junto ao evento será muito bem-vinda. Ele avalia que a instituição cumpriu com o seu dever, quando garantiu o acesso dos alunos a um projeto que tem o intuito de discutir a cultura através do cinema, além de oferecer capacitação e entretenimento. “Ficamos felizes em ter feito parte desse projeto. Essa parceria não pode se concretizar o ano passado, pois tivemos alguns problemas de ordem burocrática, mas esse ano correu tudo bem. O IFRN está de portas abertas para o Goiamum”, assegurou o diretor da unidade.

Da teoria à prática

Diretora de cinema, a realizadora Mary Land Brito é também professora do IFRN, na disciplina de produção cultural. Seus alunos foram monitores durante o Goiamum, sendo possível garantir a prática da disciplina, sem se distanciar do próprio ambiente de aprendizado. “Para eles, foi uma experiência muito interessante. Eles não precisaram sair da zona de conforte deles, já que estavam num local familiarizado, onde eles sabiam o que fazer para resolver as demandas. Com o Goiamum, eles puderam observar as necessidades que existem para realizar um evento. Desde da questão da limpeza e organização do local, até questões financeiras”, analisou a professora e entusiasta do audiovisual, Mary Land.

Festival apresenta vencedores da mostra Curta Goiamum

A 3ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas Metragens de Natal – Curta Goiamum apresentou ontem à noite os seus vencedores. Apesar do regulamento da mostra dispor sobre a entrega de uma Menção Honrosa, o Júri Oficial, tendo em vista a qualidade dos filmes exibidos decidiu substituí-la pelos prêmios que passam a ser chamados de Escolha do Júri, nas seguintes categorias:

Melhor Som – “Linear”
Melhor Montagem – “Garry”
Melhor Fotografia – “Fogo Pagou”
Melhor Atriz – Thaiz Tedesco, por “Feijoada Completa”
Melhor Ator – Giovanni Araújo, por “Depois da queda”
Melhor Roteiro – “Meu amigo Nietszche”
Melhor Direção – “Linear”
Melhor Filme – Júri Popular – “Meu amigo Nietszche”
Melhor Filme – Júri Oficial – “Fogo Pagou”