Varrendo a sujeira para baixo do tapete
Por Ivenio Hermes
A Incapacidade de Agir em Benefício Público
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” Paulo Freire
Em 22 de outubro de 2012, nas páginas da Carta Potiguar e do Blog do Ivenio Hermes, foi publicado o artigo chamado “A Lagoa do Jacar锹 e juntamente com ele 04 Álbuns Digitais² mostrando todo o desleixo com a lagoa e ao mesmo tempo o potencial artístico das belas imagens apresentadas.
Naquela ocasião, o objetivo seria despertar a Prefeitura Municipal de Natal, através de suas secretarias, principalmente a URBANA (Companhia de Serviços Urbanos de Natal) que buscasse uma solução definitiva para o problema que os moradores daquela região, escolhida por amostragem, enfrentam como milhares de outros moradores das zonas norte e sul da capital potiguar.
Não houve superestima da sensibilidade da administração pública municipal, pois, de fato, já se esperava que ela não tomasse nenhuma atitude mais significativa, contudo, era inesperada que uma administração oriunda do Partido Verde não possuísse a competência de refletir em seus atos de improbidade contra a administração pública.
Micarla de Souza e seu Partido Verde demonstraram que além de não serem dignos dos votos que obtiveram, têm a total incapacidade de agir em beneficio público.
A Urbana Noel
“Receber presentes de um doador egoísta e ganancioso pode ser pior do que dele nada receber, pois o que ele presenteia pode refletir seu caráter destrutivo.” Esha Nehir
A Cidade do Natal recebeu da prefeitura um presente de grego, ou melhor, um presente de Natal de muito mau gosto antecipadamente: o lixo acumulado em todos os lugares possíveis e imagináveis.
Embora o turista e o morador da capital potiguar mais desavisado somente notem a beleza das luzes noturnas e o brilho das lojas e centros comerciais ou os atrativos turísticos mais visitados, certos bairros menos privilegiados convivem com a falta de recolhimento regular de lixo, a aglomeração de lixo em locais opcionais escolhidos pela população que nem sempre opta por uma solução correta.
Fugindo de um discurso político difamatório, que não é uma característica deste autor, sempre uma pesquisa é empregada para a busca da verdade, e na ausência de documentos, a investigação “in loco” tem sido um recurso muito utilizado. Por isso, a equipe ponderou bastante antes de buscar dados comparativos e imagens de comprovação.
Assim, foi decidido que para a localização de um amontoado de presentes de natal da prefeitura, o Blog do Ivenio e a Carta Potiguar optou por visitar a Lagoa do Jacaré.
Lá, a equipe pode observar e ver como é uma manhã de “trabalho árduo” das renas, das carruagens, dos duendes e até de colaboradores eventuais que não poderiam deixar de dar sua contribuição para o trabalho do substituto do Papai Noel para o povo de Natal, a Urbana Noel.
O Problema Registrado
“Tu choras, não de dor… Mas de amor ferido.” Alfonso Maria de’ Liguori
Bem ao lado do “muro” que não existe mais, na Rua Nelson Matos 1844, fica situada a casa onde funciona a ASSAML – Associação Santo Afonso Maria de Ligório, uma entidade sem fins lucrativos cujo esforço ímpar de seus associados age sempre em prol do bem maior.
Alfonso Maria de’ Liguori, que empresta seu nome à entidade, nasceu em Marianella, Reino de Nápoles, 27 de Setembro de 1696. Durante sua vida deu grandes contribuições através de sua inteligência diferenciada, sendo um jurisconsulto, teólogo moral e bispo italiano, porém sem deixar de estudar chegou em 1712 ao doutorado em direito civil e canônico. Faleceu em Pagani, em 1 de agosto de 1787 e deixou para a humanidade seus dons cristãos e artísticos como poeta, músico, arquiteto, pintor.
Buscando honrar o nome de seu patrono, a ASSAML promove diversas atividades para ajudar a comunidade local a crescer e se fixar na sociedade. São aulas de artes, bordados, distribuição de alimentos, inclusive uma sopa muito gostosa, além de medicamentos e o ensino de bons hábitos cristãos.
Desde que se transferiu para esse endereço, a ASSAML sofre com o depósito de lixo a céu aberto na qual se transformou a Lagoa do Jacaré que fica bem ao lado. Em algumas ocasiões, as professoras e alunas simplesmente não têm condições de se manterem na casa que foi totalmente reformada para atender a comunidade.
Através do esforço de sua presidente a médica Dra. Maria Julieta e do Assistente Social Claudicélio Queiroz, eles têm empreendido esforços hercúleos para evitar que o depósito de lixo continue existindo.
Nossa equipe acompanhou o esforço da ASSAML, em um mesmo dia eles foram à Prefeitura, que os redirecionou para a Urbana (Noel) cuja única e pífia providência foi colocar uma mísera placa que é quase invisível em meio ao lixo que se amontanha. Evitando injustiças, eles também colocaram vigias que não possuem a menor força de evitar o despejo de lixo, pois não possuindo atribuições mais completas não podem nem multar os ajudantes do novo famigerado Papai Noel da Cidade do Natal.
E não há desculpas, nem mesmo o recém-empossado prefeito, Paulinho Freire têm a hombridade de fazer algo após seu mandato inteiro de conivência com a prefeita afastada.
O pequeno bazar de roupas, que ajuda a manter as doações filantrópicas da ASSAML, não pode pagar o serviço de reconstrução do muro e da calçada, e piora cada vez mais, pois os frequentadores do Bazar e das atividades promovidas pela entidade, em face ao desconforto do mau cheiro e do lixo que muitas vezes é queimado, não conseguem permanecer assíduos.
Assim como disse de’ Liguori, o choro da ASSAML é de dor por não poder fazer mais pelas pessoas e nem conseguir a colaboração do poder público municipal para promover e manter a limpeza de um local que deveria ser um cartão postal daquela rua.
Varrendo a sujeira para baixo do tapete
“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” Chico Xavier
Numa inação de deixar estupefato qualquer que veja, a Urbana Noel deixa que outras pessoas contribuam para o crescimento do caos putrefato da nova paisagem da Lagoa do Jacaré.
Carroceiros aproveitam a noite ou durante os fins de semana que não tem fiscais presentes (como se eles fizessem alguma diferença), e se transformam nos duendes que contribuem com os presentes natalinos da prefeitura. Impossível não comparar as carroças cheias de lixo puxadas pelos seus inocentes burrinhos, como os ajudantes de Papai Noel enchendo sua carruagem de presente.
Pelo menos, Papai Noel não é covarde e ele mesmo entrega seus presentes, enquanto a versão potiguar envia seus duendes para isso ou não enviam seus trabalhadores para definir uma solução para o caso da lagoa.
Não adianta limpar hoje se depois de amanhã mais lixo será depositado. E ficará esquecido até que um dos moradores da rua ou a ASSAML tomem providências próprias e onerosas, mesmo depois de pagarem a taxa de limpeza pública sem reclamar.
A coisa piora quando alguém desiste de morar na região, saindo e deixando sua casa nas mãos de uma imobiliária que também presenteia os moradores na atitude mais antiga e conhecida dos preguiçosos varrendo a sujeira para baixo do tapete.
Foi isso que uma imobiliária fez ao contratar limpadores para podar uma árvore e não providenciou recolhimento do lixo, enviando os homens para depositarem o lixo na própria rua, apenas longe da casa que eles pretendem alugar. Que atitude imunda!
Até quando esperar
“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.” Leonardo da Vinci
A experiência já deixou claro que não adianta aguardar a boa vontade da prefeitura atual, talvez isso mude a partir de janeiro com o novo prefeito, mas a experiência ensina que esperar de quem não tem nada a oferecer é perda de tempo.
Mas a sociedade potiguar está cansada de aguardar, e através deste texto e do álbum digital “Presente de Natal da Urbana Noel”³, continuaremos gritando pelo povo que mora nas cercanias da lagoa do jacaré e todo e qualquer local onde haja amontados de lixo.
REFERÊNCAS
¹ HERMES, Ivenio. A Lagoa do Jacaré. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/caNVS > e Carta Potiguar Disponível em < http://migre.me/caNSY > Ambos publicados em 22 Out. 2012.
² Álbuns: 01-Entrada Nelson Mattos < http://migre.me/bhhXN >
02-A visão interior < http://migre.me/bhhEX >
03-Vista da Djalma Maranhão < http://migre.me/bhiAv >
04-Poluição e Abandono < http://migre.me/bhiT2 >
³ Presente de Natal da Urbana Noel < http://migre.me/cbrnU >