Search
Close this search box.

Melhores legisladores do ano (Natal[Câmara] e RN[Assembleia])

Compartilhar conteúdo:

Produzi uma pequena lista dos legisladores (município e estado) que marcaram positivamente 2011. Fiz menção também aos projetos levantados que considerei importantes nas duas esferas levantadas.

Uma opinião, talvez, apenas pessoal.

 

LEGISLATIVO MUNICIPAL

Raniere Barbosa (PRB) e Edivan Martins (PV) foram considerados os melhores vereadores de 2011 pelos jornalistas que cobrem a casa.

Concordo com a indicação de Raniere. Penso que ele fez jus, sobretudo, reavivando a discussão, que era e continua a ser um anseio da sociedade, sobre a liberação da venda de combustível em supermercados da cidade.

Só não entendi a indicação de Edivan Martins. Ao serem questionados, jornalistas se mostraram chateados. Fizeram biquinho.

Mas a pergunta era óbvia: o que fez Edivan para merecer tal colocação? Só consigo me lembrar da péssima condução das contestações do movimento #Foramicarla, em que o presidente falava uma coisa na imprensa, mas atuava nos bastidores para tolher as contestações, fechando (não se lembram?), inclusive, parte da câmara para que esta não aprovasse a Cei dos Contratos, uma das principais reivindicações do movimento.

Raniere Barbosa deveria ter dividido a premiação com Julia Arruda (PSB).

Quando a jovem vereadora conseguiu ocupar uma cadeira na câmara eu, no meu preconceito, rapidamente sentenciei – é uma menina despreparada. Vai passar desapercebida.

A atuação da vereadora cuidou de mostrar o quanto eu estava errado. Além da oposição qualificada a prefeita, Julia esteve sempre do lado dos bons projetos.

Em seu gabinete, conforme um amigo me contou, todo mundo dá expediente regularmente. Ela não aceita, o que é prática comum na Câmara, que seus assessores fiquem “nas bases”, “cultivando” os eleitores. Deixa o populismo de lado.

LEGISLATIVO ESTADUAL

Fernando Mineiro (PT), sem dúvida, teve a atuação mais qualificada do ano. Em um período em que a governadora surpreendeu a todos – negativamente – e fechou com chave de ouro, com um decreto nada democrático, Mineiro foi o único a apresentar os problemas e as inverdades do executivo.

Porém, queria lembrar que Gesane Marinho (PSD) apresentou um ótimo projeto, que não deveria ter passado em branco.

Sua ideia de criar uma delegacia de combate contra crimes homofóbicos deveria ter sido levada mais a sério, sobretudo, num país em que milhares do homossexuais são assassinados todos os anos em decorrência de sua opção sexual.

Não é demais, além disso, lembrar que parte dos jovens de Natal se divertem, saindo a noite para jogar ovos em gays e travestis, prática que muita gente prefere pensar, mesmo sabendo o contrário, que não existe.