O próximo sábado, 14, marca 30 dias da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Em Natal, a data será lembrada com o ato “Amanhecendo por Marielle”, no Alecrim. A atividade contará com intervenções políticas e culturais e acontece, a partir das 7h, na Praça Gentil Ferreira, local de tradicional concentração de pessoas no centro de comércio popular da capital potiguar.
A intenção dos organizadores é fazer uma concentração na praça e realizar intervenções com música, girassóis e balões. Uma panfletagem na feira do Alecrim também está prevista e o encerramento será com uma cultural na praça Gentil Ferreira. O ato é organizado coletivamente pelo Setorial de Negros e Negras e de Mulheres do PSOL, PT, MST , Levante Popular da Juventude, mandato da vereadora Natália Bonavides, mandato do vereador Sandro Pimentel, mandato do deputado Fernando Mineiro, Marcha Mundial de Mulheres, Frente Brasil Popular, LSR, Mais, Nova Praxis e MES.
O ato faz parte de articulações previstas, em mais de 20 estados, para homenagear Marielle e Anderson, cobrando justiça para os assassinatos que seguem sem esclarecimento. Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, era negra, lésbica, mãe, cria da Favela da Maré e defendia abertamente os direitos humanos, especialmente, de mulheres e da juventude preta e periférica. Mais recentemente, havia sido escolhida como relatora da Comissão, na Câmara Municipal, que acompanhava a Intervenção Militar no Rio de Janeiro.