O sociólogo e professor-titular da Unicamp, Ricardo Antunes, realizará no próximo dia 09/12/2016, sexta-feira, palestra no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Com o título de “A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA CONTRARREVOLUÇÃO DE TEMER”, o sociólogo debaterá à luz da questão social do trabalho a atual situação política do país. Ricardo Antunes é dos maiores expoentes da sociologia do trabalho no Brasil e América Latina. Sua obra ocupa lugar destacado no debate e nas pesquisas acerca das dimensões e consequências da reestruturação produtiva do capitalismo global sobre o estatuto do trabalho, a identidade e perfil da classe trabalhadora e a vida social e política das sociedades contemporâneas, especialmente a brasileira. Entre seus livros mais conhecidos, podemos mencionar Adeus ao trabalho? (Editora Cortez); Os sentidos do trabalho (Editora Boitempo) e O novo sindicalismo no Brasil (Editora Pontes).
O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN, e ocorrerá às 9h, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central.
Abaixo, o link para o texto indicado pelo palestrante para os que se interessarem em se familiarizar com as ideias, conceitos e perspectiva do autor a respeito da relação entre capitalismo, trabalho e educação:
DA PRAGMÁTICA DA ESPECIALIZAÇÃO FRAGMENTADA À PRAGMÁTICA DA LIOFILIZAÇÃO FLEXIBILIZADA: AS FORMAS DA EDUCAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9834