Por Marcelo Lima
O prefeito de Natal foi ao twitter, Domingo (19), usar da sua arte já muito capenga: enganar seguidores/eleitores. Tentou mostrar serviço falando sobre transporte público em Natal, mas passou por baixo. Ou ele é extremamente desinformado e despreparado, ou estava só exercendo a plenitude da sua “malandragem”. Saiba o porquê:
1) Carlos Eduardo assinou em 2013 uma ordem de serviço para construir 300 paradas de ônibus novas, mas disse no Twitter que agora que só vai fazer uma reforma de 60.
http://jornaldehoje.com.br/prefeitura-vai-padronizar-calcadas-e-abrigos-de-onibus/
2) Dos 400 mil passageiros de ônibus de Natal, somente 1.200 utilizam as estações de transferência diariamente. Isso é menos de 1% do total de usuários de ônibus da cidade. As duas estações custaram R$ 1,2 milhão (fora o dinheiro da manutenção e segurança). E o prefeito ainda divulga essa informação no twitter “se pabulando”.
3) Natal é considerada a segunda pior cidade do Brasil quando o assunto é sinalização no transporte público. A Ong Mobilize comparou 25 cidades do País. O R$ 1,2 milhão, investido nas estações por capricho de Carlos Eduardo Alves, poderia ter servido para colocar as informações de percurso e linhas nos pontos de ônibus.
4) Com R$ 1,2 milhão, ainda sobraria dinheiro para produzir alguma ferramenta on line sobre o percurso das linhas, o número e o horário delas – se houvesse hora certa para o ônibus em Natal. Desde a gestão de Micarla de Sousa o site de Prefeitura não tem mais essas informações.
http://www.natal.rn.gov.br/semob/servicos/paginas/servicosonline.asp?orelha=0
5) Natal tem VLT (Veículo Leve sobre Trilho), alternativos, ônibus municipal, semiurbano (Nova Parnamirim) e intermunicipal circulando. Mas cadê a possibilidade de integração entre eles, Carlos Eduardo? Basta ir em qualquer capital vizinha pra ver isso acontecer. As ciclovias em Natal tem uma característica que as torna conhecidas Brasil afora: ligam canto-algum a lugar-nenhum. Cadê o plano de mobilidade pra organizar todas as formas possíveis de se mover nessa cidade?
6) A Prefeitura de Natal informou, em janeiro de 2015, numa nota oficial que não iria aumentar o valor da passagem de ônibus antes da licitação das empresas. Pegadinha do Malandro Carlos Eduardo Alvilis!
http://tribunadonorte.com.br/noticia/tarifa-aumentara-antes-da-licitaa-a-o/316506
7) O prefeito reformulou o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, mas a maioria dos assentos permanece com o Estado (município, governo Federal e Estadual). Se esse conselho é para colocar em prática o “controle social” (exercido pela sociedade sobre o Estado), qual o motivo para a maioria das vagas ser de órgãos estatais? A mais pura enrolação.
8) A gestão Carlos Eduardo colocou como condição para o aumento da passagem de ônibus no ano passado, em julho, a compra de 50 novos ônibus pelas empresas. Onde estão? Como vivem? O que comem? Por que não chegaram?
http://jornaldehoje.com.br/decidido-passagem-de-onibus-em-natal-custara-r-235-partir-deste-domingo/
09) Carlos Eduardo e sua corja acham que estão acima da lei. Eles aumentaram a passagem de ônibus descumprindo a lei 398/2014. Essa norma municipal determina que seja realizada uma audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores para discutir o aumento.
http://www.natal.rn.gov.br/semut/legislacao/promulgada/LeiPromulgada398-2014.pdf
10) A Câmara dos Vereadores investigou a relação da STTU com o Seturn e chegou a conclusão que as empresas devem quase R$ 12 milhões em multas acumuladas em dez anos. Vale lembrar que desses dez anos, Carlos Eduardo Alves governou Natal por seis anos.
http://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/3309/relatorio-final-da-cei-da-sttu-seturn-e-lido-em-plenario