A atitude do candidato a governador do Rio Grande do Norte, professor Robério Paulino (PSOL), que entrou com uma representação junto ao Ministério Público, pedindo maior transparência na feitura e publicação das pesquisas eleitorais veio em boa hora.
É preciso ter a exata consciência sobre o papel desempenhado pela publicização das sondagens em época de eleição. Há, inclusive, uma vasta literatura especializada sobre o tema, que visa compreender o real impacto e a importância da regulação do mercado e uso político de levantamentos eleitorais. Tive a oportunidade de me aprofundar sobre o assunto em pesquisa de doutorado recém concluído no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. O estudo está publicado com o seguinte título: “Sondagens, voto e democracia: pesquisas eleitorais nas eleições municipais de Natal/RN – 2012”.
O Instituto Seta se coloca à disposição para contribuir com a construção efetiva de medidas que produzam o incremento de transparência na confecção e divulgação das pesquisas eleitorais. Democracia não combina com escuridão.
Daniel Menezes – Cientista Político
Diretor do Instituto Seta