Search
Close this search box.

LINDIFRAN É ODE ÀS BANDEIRAS… PUNK E ANARQUISTA!

Compartilhar conteúdo:

A RESPEITO DO CASO DO JOVEM ANARCO-PUNK QUE FOI PRESO POR RASGAR A DECORAÇÃO DA COPA NA CIDADE DO NATAL

potilandiaVantiê Clínio Carvalho de Oliveira — Doutor em Ciências Sociais

1 – Sim, senhorxs autoridades públicas, então, quer dizer que, rasgar um pedaço de pano com símbolos desenhados para a Copa é um “dano ao patrimônio público”, não é?!

E a morte de trabalhadores em obras de construção dos estádios, por falta de condições de trabalho e superexploração de mão-de-obra, e as expulsões dos moradores pobres das casas que ficavam no entorno dos estádios, e as altas somas de dinheiro público “emprestadas” (para a realização deste evento de uma entidade privada) em condições “fraternas” e prazos “a perder de vista” etc, etc. Nada disto é “dano ao patrimônio”, não é?!

Claro que não: são formas de AUMENTAR O PATRIMÔNIO!! Mas, O “PÚBLICO”?!

2 – Ainda, para o senso comum que “vai na onda” da campanha de estigmatização que os poderosos estão fazendo contra Lindifran,

desalojoO que Lindifran fez é uma ação punk anarquista, uma expressão de rebeldia e soberania de uma consciência singular (original) que não tem nada a ver com o “politicamente correto” dxs “boxs mocinhxs” que sofrem de “normose” e não conseguem enxergar além das regras estabelecidas pelxs poderosxs! Também não tem nada a ver com querer “se colar ao interesse e à simpatia popular” e/ou “provocar impactos profundos na consciência popular”!

Se todo rebelde com soberania de consciência fosse se guiar por estes parâmetros legalistas e/ou populistas, guardadas as devidas proporções, Galileu Galilei não teria feito seus estudos; Oscar Wilde não teria publicado suas obras; Henry David Thoreau não teria sido preso por sua teoria e prática de desobediência civil e com isto influenciado Mahatma Gandhi (QUE RASGOU EM PRAÇA PÚBLICA SEU DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO OFICIAL INGLÊS E, MAIS AINDA, ESTIMULOU TODOS OS CIDADÃOS COLONIZADOS A FAZEREM O MESMO!); etc, etc…!!

A história demonstra que, são os rebeldes com soberania de consciência que, desprezando os limites estabelecidos pela “normose” do senso comum e as rédeas dos sistemas de poder estabelecidos, conseguem ampliar a compreensão e os espaços de liberdade — primeiro para si mesmos e, se com alguma sorte conseguem, com o exemplo de seus atos, “vazar” a estupidez própria das maiorias, ampliam, na sequência, a compreensão e os espaços de liberdade para o coletivo! Por isto mesmo, são estigmatizados por todos os poderosos de todas as épocas e sistemas, com termos como “criminosos”, “subversivos”, “vândalos”, “terroristas”, “antidemocráticos” e, também, “contra revolucionários” (isso, se estiverem em “socialismos” ou “comunismos” de Estados)!

lindifranSe te pegas a querer GUIAR o “interesse e a simpatia popular” para os rituais estéreis da democracia representativa (cuja face já está clara para os cidadãos europeus que estão se abstendo em massa das eleições), ou se te pegas a adular os poderosos para preservar seu salariozinho ganho com subordinação cotidiana, fica claríssima a realidade de que NÃO TENS NADA DE LEÃO (e por isso não tens condições mesmo de entender um ato de liberdade como este), que nunca roubarás o fogo da liberdade de(s) deus(es) e, então, é melhor que você dê o seu MAGRO intelecto para os poderosos fazerem com ele aquilo que Lindifran fez COM OS SÍMBOLOS DO PODER!