Imagens a Serviço da Segurança Pública (Pt 01)
Por Ivenio Hermes
(Publicado em parceria com Cezar Alves via Jornal De Fato/Retratos do Oeste)
Durante a construção da pesquisa para fundamentar as séries de artigos sobre a falta de investimentos na Polícia Civil do RN, vários levantamentos fotográficos foram realizados, alguns deles inclusive foram motivadores de vistorias que culminaram no fechamento de uma delegacia e o direcionamento de investimentos para outras que estavam completamente esquecidas pela Administração Ciarlini.
Delegacia Plantão Sul: Imagens da Falta de Investimento
Levantamento fotográfico realizado na DP Plantão Sul localizada no Bairro Candelária e com péssimas condições de trabalho.
Delegacia Plantão Sul: Imagens da Falta de Investimento 01
Delegacia Plantão Sul: Imagens da Falta de Investimento 02
Delegacia Plantão Sul: Imagens da Falta de Investimento 03
Delegacia Plantão Sul: Imagens da Falta de Investimento 04
7ª DP O Caos Revisitado
Seis meses após o levantamento fotográfico anterior, novo levantamento mostra que a 7ª DP está ainda pior, vítima do descaso do Governo do RN com a Policia Civil Do RN e a Segurança Pública.
4ª DP: Sustentada Pelas Aparências e Pelos Policiais
Levantamento fotográfico da 4ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro de Mãe Luiza, no pé do morro.
Uma delegacia de grande importância localizada bem ao lado da ADEPOL – Associação dos Delegados de Polícia do RN e estratégica posicionada entre a subida do morro e a Via Costeira.
4ª DP: Sustentada Pelas Aparências e Pelos Policiais
DEATUR e DEPREMA: As Delegacias da Copa
As condições das delegacias destinadas a receberem os turistas retratadas nessa denuncia fotográfica.
Esse levantamento foi sugerido pelos próprios policiais das delegacias, cujas condições de trabalho estava cada vez mais precárias.
DEATUR e DEPREMA: As Delegacias da Copa
Locadora de Viaturas
Nesse pequeno e importante levantamento, fica patente que existe algo errado entre os contratos de locação de veículos para as polícias estaduais.
São dúvidas lançadas sobre uma suposta locadora de viaturas prestadora de serviços para o Governo do RN.
Delegacias de Mossoró: 1ªDP e Defraudações
Recursos Próprios dos Policiais Garantem Sobrevivência da Polícia Civil.
Todas as reformas e melhoramentos foram realizadas pela ação dos policiais, sem nenhum recurso do Governo do RN.
Levantamento fotográfico por Cezar Alves e Ivenio Hermes.
Delegacias de Mossoró: 1ªDP e Defraudações
DEATUR e DEPREMA no Limbo
A Delegacia do Turista e a Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente, ambas funcionando juntas num espaço onde mal cabe a estrutura de uma delegacia, estão sujeitas aos intempéries climáticos e o teto já começa a desabar sobre os policiais que trabalham ali.
Um tour pela DEATUR
Um vídeo mostrando o Caos quando chove no local onde estão situadas duas Delegacias de Polícia Civil em Natal RN: DEATUR – Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista e DEPREMA – Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente.
DEFD Mossoró: Caos nas Delegacias do Interior
Enquanto o Secretário de Segurança Pública do RN, Aldair da Rocha, afirma em entrevista ao fotojornalista Cezar Alves que só será investido dinheiro nas DPs de Natal, as DPs de Mossoró e interior agonizam.
DEFD Mossoró: Caos nas Delegacias do Interior
Observações Finais:
Os levantamentos fotográficos e artigos relacionados a eles serviram como fonte de inspiração para diversos jornalistas que realizaram brilhantes matérias sobre o assunto.
Todo material desses levantamento foram colocados à disposição de qualquer entidade que pudesse utilizar para procurar mudanças nas condições das delegacias, uma delas foi mais além: a ASSESP: Associação do Escrivães de Polícia Civil do RN. O presidente da entidade, Roberto Moura, utilizou todo material que pode e conseguiu fechar as portas da 7ª DP e suscitar a reforma da DEATUR/DEPREMA, numa demonstração de competência e senso comum em prol da PCRN.
_______________
SOBRE O AUTOR:
Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Colaborador e Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.