A InterSeturn encomendou pesquisa de opinião para o trepidante Instituto Ih!-Bope. A ideia é avaliar o índice de satisfação dos natalenses sobre seu transporte público e saber se há algum motivo plausível para o movimento chamado #RevoltaDoBusão.
Ambiente interno do ônibus natalense
É a InterSeturn, agora em parceria com o Instituto Ih!-Bope, que utiliza modernas técnicas de abordagem com os seus entrevistados, buscando, jornalisticamente – de maneira isenta, honesta, imparcial para captar a verdade -, ajudar na discussão.
De acordo com a pesquisa aplicada entre os dias 28 a 30 de fevereiro, com 171 entrevistados, 96% dos natalenses aprovam o serviço prestado pelo SETURN. 04% não tem opinião formada.
Quanto a justeza da elevação da tarifa, a pesquisa também trouxe resultados esperados: 98% das pessoas acharam conveniente e apropriado, já que a qualidade aumentou, seguindo recomendações do MP; temos mais ônibus nas ruas, todo o perímetro urbano de Natal está coberto pelo sistema, não falta integração e há transporte 24 horas. E mais, com ar condicionado. 2% disseram que 2,40 ainda está barato e que o incremento deveria ter sido mais significativo.
O levantamento feito também georreferenciou os principais focos de resistência à #RevoltadoBusão: moradores de petrópolis, green village e frequentadores dos parrachos de pirangi e praia de jacumã.