Search
Close this search box.

Suplentes AgPen RN Se Reúnem Com Rosalba Ciarlini

Compartilhar conteúdo:

Reunião dos Suplentes de AgPen RN (1)Fatos Dolorosos e Contundentes

Por Ivenio Hermes

Os Fatos Como Eles Se Apresentam Atualmente

Desde o último encontro inusitado entre os Suplentes de Agentes Penitenciários do RN, através de um de seus representantes, Jarbas Targino, com a Governadora Rosalba Ciarlini, em Mossoró, no dia 1º de janeiro de 2013¹, ou seja, há pouco mais de um mês, praticamente nada evoluiu no pleito desse grupo.

Para quem não sabe, esse grupo luta para que seja corrigido um erro administrativo que não homologou o concurso que eles fizeram, e que os prejudica até hoje pela impossibilidade gerada na criação das vagas tão necessárias para o funcionamento do sistema penal do Rio Grande do Norte.

A Governadora Rosalba Ciarlini havia prometido homologar o concurso e até agora não cumpriu com essa promessa. Inclusive, o chefe da SEARH – Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos, Antônio Alber da Nóbrega também assegurou que receberia a comissão para deixa-los a par do andamento de todo o processo de homologação, se recusa a recebê-la e dar qualquer informação.

Num jogo de atribuir à responsabilidade para outros, Antônio Alber da Nóbrega diz que a situação é um problema da SEJUC – Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, cujo secretário interino Júlio César de Queiroz Costa, que está no lugar do Delegado Federal Kérsio Pinto, que pediu exoneração, afirma que o problema é da SEARH, e assim ninguém se propõe a resolver o problema, nem a Governadora, nem seus secretários.

Reunião dos Suplentes de AgPen RN (3)Os Fatos Como Eles Se Aparentaram na Reunião

No dia 15 de janeiro de 2013 a Governadora finalmente recebeu a comissão, algo que ela prometeu em Mossoró que faria, e na ocasião a pauta discutida, posicionamento do governo e perspectivas de ação foram as seguintes:

  1. A governadora, através de sua equipe presente, deixou claro que não poderia criar as 600 vagas tendo em vista os impedimentos gerados pela Lei de Responsabilidade Fiscal;
  2. Ela disse, usando os termos “re-homologação” ou “retificação da homologação” que ela entendia que era um direito dos suplentes, reconhecendo (embora não houvesse necessidade, pois isso já é claro) que houve um erro do Estado e que a correção seria feita, entretanto, não estabeleceu data para isso;
  3. Rosalba Ciarlini ainda explanou sob a possibilidade de o Estado do Rio Grande do Norte realizar o curso de formação, porém com turmas pequenas (que, aliás, era o projeto do Delegado Federal Kérsio Pinto enquanto chefe da SEJUC), contendo 50 agentes em cada;
  4. Outro gesto já esperado da Governadora foi mencionar a possibilidade da realização de um novo processo seletivo. Contudo, ocorrendo a retificação da homologação, contribui para uma vertente jurídica que entende que passará a existir a expectativa de não haver necessidade de um novo concurso até que a validade do concurso atual termine;
  5. Após o término da tramitação do processo que cuida da “re-homologação” do concurso, ficou aventada a possibilidade de um reencontro da comissão com a Governadora e seus assessores.

De fato, nada ficou definido, pois toda a pauta discutida permaneceu no campo das promessas e nada no campo das definições concretas baseadas em estudos e predefinição de prazos para adoção de soluções.

Reunião dos Suplentes de AgPen RN (4)Os Fatos Como Eles Se Desenvolveram na Reunião

A governadora Rosalba Ciarlini pareceu ter ido preparada para um confronto com os membros da comissão, a despeito dos sorrisos aparentes e da sua elegância peculiar. Com ela esteve presente toda sua “tropa de apoio”.

Entre os membros dessa tropa estava o Procurador Geral do Estado Miguel Josino Neto, o chefe da SEARH, Antônio Alber da Nóbrega, o chefe interino da SEJUC Júlio César de Queiroz Costa, o Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho e mais outro representante do Governo.

Por outro lado, Jarbas Targino, A. S. Neto, Omar Marinho e Jonas Eusébio estavam representando a comissão oficial dos suplentes de agente penitenciário do RN com mais dois suplentes convidados.

A conversa pareceu um campo de batalha. Foi muito longa, extenuante e com a adoção de uma postura extremamente defensiva por parte dos representantes do governo.

Eles conduziram a reunião para que ela ficasse centralizada e limitada na homologação do concurso, não houve abertura para que os suplentes argumentassem sobre outros aspectos que queriam ter abordado como a definição de prazos para a própria homologação e para as condições do próximo curso de formação, além de, é claro, rediscutir o tema da criação das 600 vagas.

A única perspectiva aventada foi de uma nova reunião com a Governadora após a homologação do concurso, mas quando será isso?

Reunião dos Suplentes de AgPen RN (5)Os Fatos Como Eles Se Encontram

Um dos momentos mais dolorosos para os membros da comissão foi quando a Governadora pareceu ser irônica ao proferir as seguintes palavras: “Sabemos que é o sonho de muitas pessoas se tornarem servidores públicos, então vamos pelo menos homologar o concurso”.

É desnecessário falar do desânimo que se abateu sobre os representantes dos suplentes. Ainda assim, eles saíram daquele embate procurando se motivar baseados apenas na perspectiva da homologação que é a base do concurso.

Ao conversarem comigo, apresentei a eles possíveis caminhos a serem trilhados em busca de uma solução, e eles, lutadores aguerridos como são, estão empenhados na busca por essas alternativas.

Vamos aguardar mais, e com fé!

 

 

REFERÊNCIA:

¹HERMES, Ivenio. Suplentes AgPen: Onde Ninguém Esteve Antes: A Peregrinação dos Suplentes de Agentes Penitenciários. Blog do Ivenio e Carta Potiguar. Disponível respectivamente em: < http://migre.me/cD3Jw > e < http://bitly.com/U7spUV >. Publicado em: 02 jan. 2013.