Consolidar a cidadania através do diálogo sobre valores humanos. É esse o objetivo da coluna ‘Direitos Humanos’, resultado de uma parceria firmada entre o Centro de Referência em Direitos Humanos(CRDH) e a Carta Potiguar.
A coluna se propõe a disseminar um conteúdo crítico-reflexivo sobre direitos humanos, através de artigos publicados por sujeitos ou instituições comprometidos com a defesa das garantias fundamentais. Esperamos que essa iniciativa possa ajudar a ampliar a visão da sociedade sobre os direitos humanos, descobrir os véus dos mitos e das pré-noções que os rondam e favorecer a implantação de uma cultura de respeito à dignidade humana no Estado do Rio Grande do Norte.
Atenciosamente,
CRDH e Conselho Editorial Carta Potiguar.
Sobre o Centro de Referência em Direitos Humanos
O Centro de Referência em Direitos Humanos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que vigora desde o final do ano de 2011. Ele é resultado de um convênio firmado entre a UFRN e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, órgão responsável pelo financiamento de projetos em defesa dos direitos humanos em vários Estados do país.
O CDRH visa defender e promover os direitos humanos no RN, através da execução de ações voltadas para o acolhimento e atendimento interdisciplinar às vítimas de violações de direitos, assim como a articulação com instituições responsáveis pela efetivação das políticas públicas e sociais no Estado.
Destacam-se como demandas do Centro de Referência, dentre outras, as que envolvem situações de transgressão de direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, familiares de vítimas de homicídios e latrocínios, além de demandas coletivas associadas aos movimentos urbanos e rurais.
Maiores informações no site www.crdh.ufrn.br