Já faz bastante tempo que um grupo de jovens se reúne para a prática ilegal de rachas automotivos na BR-101 em Parnamirim. Entre os trechos mais usados estão a reta do rio Pitimbu em Emaús e a reta da Cohabinal na saída da cidade. Os rachas são marcados nos sábados e domingos. Enquanto os “pilotos” fazem a prova, a plateia vibra aos arredores.
O Código de Trânstio Brasileiro prevê que disputar corrida por espírito de emulação é infração de trânsito (art. 173) e crime (art. 308) com penas de detenção (6 meses a 2 anos), multa e suspensão ou proibição do documento de habilitação
A Policia Rodoviária Federal, responsável pela rodovia, não consegue conter a prática. Segundo a própria PRF, há pessoas vigiando vários trechos da BR para observar a movimentação da polícia e evitar o flagrante. Testemunhas dizem que entre os participantes há crianças e adolescentes. Há pelo menos mais de um ano que os rachas são corriqueiros.
O racha é uma diversão irresponsável que pode custar muito caro, põe em risco a vida de terceiros e tem que ser coibido duramente. Fica o alerta para quem trafega nessa região durante a madrugada. Se presenciar algum desses eventos na BR-101 o disk-denuncia da PRF funciona no nº 191.