Search
Close this search box.

Em defesa da política

Compartilhar conteúdo:

Trecho retirado do livro “Em defesa da política”

De Marco Aurélio Nogueira

 

“Políticos ruins existirão sempre. Pode até acontecer que uma dada classe política se desqualifique por inteiro em determinados momentos e demore para se recuperar. Mas precisamos aprender a separar a parte podre da fruta e manter a perspectiva. Política não é só o que fazem os bons e os maus políticos profissionais, mas uma atividade inerente a cada um de nós. Os políticos profissionais são intermediários, representantes, lideranças. Vivem e agem no interior de um sistema. A boa ou má qualidade deles depende da qualidade dos que são por ele representados, dos valores que prevalecem e da armação institucional em que operam.

Sair em defesa da política, portanto, não é algo que se confunda com a defesa dos políticos ou das instituições que nos governam: é, ao contrário, uma operação destinada a defender a hipótese mesma da vida comunitária. Corresponde à necessidade vital de manter abertas as comportas de oxigênio, para que possamos continuar a respirar.

Corresponde, também, à defesa da própria possibilidade de um poder governamental que, animado por vínculos e valores coletivos, submeta-se ao controle democrático dos cidadãos e funcione.

Defender a política significa dizer que os homens não precisam viver eternizados na condição de governantes e governados, nem atormentados por governos que deles se descolam, assumem vida própria e contra eles se voltam”.