Como Escolho Meu Prefeito (*)
Por Ivenio Hermes
Analisando a plataforma ideal para um candidato a prefeito no que concerne a segurança pública, passei um bom tempo estudando, pensando nas cidades onde já morei, nas competências exclusivas do município. Ressalvando as peculiaridades de cada local, é necessário um bom projeto de segurança pública que poderia ser norteado nas diretrizes a seguir.
Fluxo de Circulação
A cidade, núcleo do munícipio precisa ter uma organização visual que contemple a todos numa ordem pública eficiente, com trânsito livre e limpeza pública eficiente.
Se sua cidade está agonizando nesses quesitos, fique atento.
Cidades turísticas precisam que tanto o morador quanto o turista, tenham uma boa impressão. Contemplar uma cidade abandonada, sem ordenamento no trânsito, sem agentes de fiscalização, sem semáforos e retornos planejados em sistemas binários de fluxo, jamais causarão aquela impressão que fará aquele turista retornar ou seu morador viver satisfeito.
Segurança no trânsito, segurança de turistas e moradores, atuação eficiente da defesa civil, são apenas estruturas fundamentais para que todos os outros setores da sociedade civil se organizem e cresçam.
O investimento necessário para ordenar o trânsito e equipar agentes de trânsito e guardas municipais é mínimo diante da grandeza dos resultados, sem esquecer, obviamente, que tudo passa pelo gerenciamento e qualificação profissional dos gestores.
Projetos Importantes
Diretamente relacionados com o trânsito, veja quais os projetos a seguir deveriam fazer parte da gestão do seu futuro prefeito.
TRÂNSITO
Criação de Vias Expressas: gera facilitação no fluxo do trânsito em torno das áreas mais movimentadas do município, proporcionando escoamento rápido e acesso a áreas distantes.
Interligação de Sistema Viário: se sua cidade possui vários meios de transporte, a integração desses sistemas é fundamental para a população trabalhadora.
Criação de Vias Específicas para Ônibus: ao separar faixas ou ruas exclusivas para ônibus, integradas com as vias expressas, o fluxo de trânsito será melhor para os veículos de passeio e os usuários dos ônibus perderão menos tempo em seus deslocamentos.
Revisão no Sistema de Sinalização: planejamento e execução da sinalização horizontal, vertical e semafórica, gerenciando-as para melhorar o fluxo de veículos, minimizando o impacto viário dentro da cidade.
Monitoramento das Vias Públicas: sistema de monitoramento por câmeras digitais das vias e ruas. Uma medida que amplia o trânsito seguro e a segurança da população, integrando-os a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e os agentes municipais.
Estacionamento Ordenado: estudo da viabilidade do melhor aproveitamento das ruas para estacionamento, com criação de novas vagas através de investimentos públicos e privados.
GUARDA MUNICIPAL
Aumento de Efetivos: concurso público para contratação de novos guardas municipais, dentro da nova perspectiva que a cidade os absorverá nos logradouros municipais turísticos ou não.
Novos Destacamentos: criação dos destacamentos especiais para locais que careçam de mais segurança para a população dessas localidades e em seu entorno.
Cursos de Capacitação: implantação cursos periódicos, visando qualificar a guarda perante a legislação e a sociedade.
Novos equipamentos: aquisição de novos veículos, novos e modernos equipamentos que são utilizadas pelo efetivo.
Convênios: criação ou ampliação de convênios com órgãos estaduais e federais.
Grandes eventos: capacitação do efetivo da guarda para atendimento aos grandes eventos.
FISCALIZAÇÃO E POSTURA
Qualificação – Cursos de qualificação, visando preparar o servidor para obedecer à legislação e melhorar o contato com o público.
Ordenamento Público – Fiscalização sob os aspectos legais, cumprindo e fazendo cumprir à legislação de posturas do município.
Obras e Reformas – Fiscalização ativa sobre autorização de obras e reformas, com o cuidado sobre materiais avulsos nas vias públicas.
DEFESA CIVIL
Coordenadoria da Defesa Civil – Organizar a defesa civil municipal criando uma coordenadoria para ter mais versatilidade em suas responsabilidades e funções, gerando melhor prestação de serviços à população.
Reequipar a Defesa Civil – Dar ênfase a esse trabalho da prefeitura utilizando-a juntamente com outras secretarias em atividades preventivas como assoreamento de rios, limpeza de lagoas de captação, fiscalização para evitar a construção em regiões lindeiras com áreas de preservação, além da reestruturação operacional com viaturas, equipamentos e estrutura física.
Equipe de resgate – criação de mais equipes de resgates, cada uma delas com seu próprio veículo de socorro, ou seja, com ambulância UTI e até motos para chegada ligeira de socorristas, dando maior presteza em casos de acidentes.
24 horas – Reforço de equipes pré-hospitalares para funcionamento 24 horas, para atendimento imediato de ocorrências.
Mapeamento de áreas de risco – Mapear as áreas onde poderão ocorrer incidentes, visando à preparação de qualquer emergência.
Abrigos – Preparação de áreas de socorro para casos de incidentes mais graves, como alagamentos, para onde poderão se deslocar as vítimas, tendo já em estoque colchões, lençóis, água, etc.
Cursos – Cursos de preparação nas comunidades das áreas de riscos para casos de acidentes, em escolas como atividade extracurricular e com funcionários públicos, visando prepará-los para emergências.
Capacitação – Preparar as equipes para atendimento em áreas alagadas, desastre natural (derramamento de óleo), desabamentos, etc.
Considerações Finais
Nesses tempos de eleição onde há tanto desgaste com popular na tentativa de selecionar o trigo do joio, ou seja, de escolher um candidato que realmente mereça o voto de confiança da sociedade, é necessário elencar prioridades sociais de acordo com o tema a ser cuidado pelo futuro gestor (prefeito) ou representante do povo na casa legislativa municipal.
O município desempenha importante trabalho na segurança pública, por isso precisa estar atento a essa contribuição na promoção da paz e da segurança.
Nas próximas eleições a serem realizadas em 7 de outubro de 2012, os eleitores elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros, em primeiro turno, e 28 de outubro, se houver a necessidade de segundo turno.
Segurança Pública, cidadania e políticas de gestão, devem estar bem nítidas no dia do seu voto. Cuidado para seu voto não se transformar num tiro que sairá pela culatra.
É imperativo que a consciência de mudar a realidade que se vive esteja bem presente na hora de apertar aquele botão na urna eletrônica, não esqueça, seu voto consciente pode fazer a diferença na vida em sua cidade e na vida daqueles que você ama.
(*) Texto baseado numa plataforma política real.