Search
Close this search box.

Por que aplaudir a coerência de Mineiro?

Compartilhar conteúdo:

 

Por diversas vezes nos deparamos com reportagens que exaltam a honestidade como se fosse um ato heroico. A corrupção cotidiana – o “jeitinho”, que não é apenas brasileiro – é tão comum, demasiadamente naturalizada, que tantas vezes agir de forma contrária a isto é tomado por grande surpresa. Basta um sujeito pobre achar uma boa quantidade de dinheiro e devolver que logo é chamado de herói.

Particularmente, não me agrado desse tipo de panfletagem. Penso que tais situações, principalmente as surpresas que esses eventos causam, deveriam servir para pensarmos acerca do tipo de sociedade que temos construído e com a qual compactuamos, direta e/ou indiretamente.

Aplaudir a honestidade só não me soa pior do que aplaudir a coerência, especialmente quando isto se aplica posturas dos políticos eleitos. Isto acontece frequentemente, ainda mais agora, tão perto da “festa da cidadania”, como gosta de dizer a filósofa Fátima Bernardes. O que vem acontecendo ao redor da figura do deputado estadual Fernando Mineiro que deu entrada junto ao Ministério Público contra o SETURN, após a retaliação do referido sindicato patronal, que suspendeu o serviço de integração entre os ônibus, após a revogação do aumento da passagem.

 

Oras, no papel de deputado, isto é um membro da Assembleia LEGISLATIVA, era dever de Mineiro, assim como de qualquer outro político, tal postura! No entanto, na fala de diversos militantes do PT, apoiadores do deputado, um dos atuais candidatos a prefeito, o que vejo é um alvoroço, seja em suas falas e em suas postagens nas redes sociais.
Ainda que considere o deputado Mineiro bastante coerente em suas posturas (Basta saber se no papel de representante do executivo municipal ele conseguiria se manter dessa maneira, sobre o que sou cético!), mas não deixo de achar bizarro demais usar a situação vexatória causada pelo SETURN, com a velada conivência da STTU e da SEMOB, para promover qualquer candidato que seja! Alguns dirão: “Mas é assim que a política funciona, meu amigo!”. Eu digo: para mim a normalidade continua sendo uma doença, com a qual infelizmente ainda me pego compactuando… Mineiro não merece aplausos por ter tido uma postura coerente com o papel de parlamentar que exerce! Ao contrário dos aplausos, deveríamos sim questionar a letargia dos vereadores e parlamentares da Assembleia Legislativa do RN que vêm se mantendo em silêncio diante de tamanho abuso!

A coerência de Mineiro vem sendo lastimavelmente ovacionada por militantes, marqueteiros e apoiadores da campanha do candidato, tal qual a honestidade do homem pobre anteriormente mencionado. Não! A coerência política não deve ser aplaudida, mas incentivada! O contrário dela deve ser exposto, vaiado, questionado, refletido!

Imagens: banco de imagens do Google