Search
Close this search box.

Candidatos assinam Carta e assumem compromisso com políticas para mulheres de Natal

Compartilhar conteúdo:

Mais de 100 mulheres estiverem presentes no Ato de entrega da Carta das Mulheres para Natal, ato realizado ontem, 10, na OAB, em Natal. A Carta foi entregue para cinco, dos seis candidatos à Prefeitura de Natal. Esta atividade foi organizada pelo Coletivo Leila Diniz, em parceria com o Fórum de Mulheres do RN. Durante a entrega, foi lançada a campanha “Quanto vale seu voto”, que alerta para os perigos do troco de voto por favores.

É importante destacar que mulheres de comunidades das diferentes regiões da cidade se fizeram presentes e na mesa sete mulheres, lideranças de bairros periféricos de Natal, soltaram suas vozes e disseram para os `prefeitáveis´ qual a expectativa e quais os problemas centrais dos seus bairros elas esperavam ver solucionados. Destacaram os entraves que atingem principalmente as mulheres, como a segurança, a saúde, a falta de creches e trabalho, os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência que estão abandonados entre outras questões.

Presentes

Dos seis candidatos, cinco se fizeram presentes e assinaram o termo de compromisso e se comprometeram publicamente com a implementação das ações contidas na Carta. Deixamos também nítido que em 2013 , depois de 06 meses de governo, Nós mulheres marcaremos uma audiência para monitorarmos como está sendo pensado a implementação e aproveitar o período da LOA – Lei Orçamentária Anual para propor emendas orçamentárias para que os compromissos assumidos tornem-se reais, explicou Analba Brazão, coordenadora do Coletivo Leila Diniz.
“O que nós mulheres natalenses queremos é retirar do papel estas propostas, estes acordos já assumidos e transformá-los em ações efetivas. Porque quando falamos de políticas para as mulheres não estamos falando de privilégios e sim de ampliação de direitos e garantia da cidadania em uma cidade mais justa”, concluiu Analba Brazão.

Os candidatos que compareceram foram Professor Robério – PSOL, Calos Eduardo (PDT), Hemano Morais (PMDB), representado por Ozório Jácome, Roberto Lopes (PCB) e Fernando Mineiro ( PT).

Elaboração da Carta

A Carta das Mulheres para Natal foi construída e debatida durante 4 meses em oficinas realizadas com grupos de mulheres nas quatro regiões da cidade. Teve como central o que já se apontava no Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal e o objetivo das oficinas foi de : instalar um debate público junto aos grupos comunitários acerca da execução dessas políticas e a relação com o orçamento fortalecer a ação das mulheres na construção e monitoramento do documento de propostas para o PPA 2014-2017, no âmbito municipal; e, a partir dos debates com as comunidades, construir essa Carta ontem apresentada no intuito de comprometer estes candidatos a cumprir a execução e implementação das políticas públicas, e do já previsto no Plano, que foi construído durante as Conferências Municipais e que precisam agora sair do papel. As mulheres elegeram 24 compromissos para lembrar os 24 anos da constituição de 1988, onde as mulheres passaram a ser consideradas iguais aos homens perante a lei.