Do Blog De Olho no Discurso, de Daniel Dantas
O vídeo abaixo contribui para desconstruir ainda mais o discurso do Cel. Araújo, comandante da PM do estado do RN, sobre o enfrentamento do batalhão de choque com os estudantes no protesto da #RevoltadoBusao da última quarta-feira, dia 29. O coronel disse que uma única bomba tinha sido lançado contra os estudantes e que a polícia tinha sido provocada. O vídeo o exato instante em que o choque dá início ao confronto. A reação dos estudantes é atirar pedras.
E percebe-se o apoio dado por populares nas ruas contra a ação da polícia. Ou o coronel estava desinformado ou mal-intencionado quando deu suas entrevistas que terminaram por incendiar os protestos da sexta-feira.
Vídeo:
Perceba-se, também, que todo dano ao patrimônio, principalmente privado, que o confronto pode ter gerado, foi resultado direto da intervenção desastrada da PM do RN. Provavelmente o despreparo de nossa força policial envolve inclusive a incapacidade de lidar com a novidade das redes sociais. Isso explicar o fato de que a PM não interveio no protesto da sexta.