Há um claro dois pesos e duas medidas na aplicação da lei eleitoral em Natal.
Enquanto alguns tem que lidar com a rigidez da justiça, com outros a aplicação não é tão rigorosa assim.
Na segunda-feira o perfil @amigosdemineiro que postava elogios ao deputado Fernando Mineiro e falava sobre as ações do mandato do parlamentar foi desativado, por força judicial, e Mineiro multado em R$ 5 mil por propaganda antecipada.
O detalhe que o parlamentar não era o autor do perfil.
Em um breve levantamento na internet, é possível perceber que todos os pré-candidatos a prefeitura de Natal, tem perfis de apoio – inclusive pedindo voto – mantidos na rede social.
Um dos mais explícitos é o @CarlosEh12, perfil de apoio ao pré-candidato do PDT, Carlos Eduardo.
Em alguns tweets, o perfil pede voto diretamente para o candidato, como nos tweets: “Natal quer 12” ou “Pessoas inteligentes seguem 12”.
Contrariando a decisão do TSE sobre políticos usarem o próprio perfil para fazer propaganda eleitoral, o candidato Rogério Marinho esqueceu completamente disso.
A assessoria dele, tuitando diretamente da reunião que o sagrou candidato do PSDB-DEM, postou a frase atribuída a Rosalba Ciarlini: “A pré-candidatura de Rogério Marinho é o que Natal está precisando. Ele conhece rua por rua na palma da mão”.
Ironias do destino à parte, até a prefeita Micarla de Sousa tem um perfil de apoio. O dela chama-se @amigosdaborboleta. O perfil faz alusões as boas (se é que houveram) ações da prefeita-candidata.