Search
Close this search box.

Resposta de um esquerdista raivoso

Compartilhar conteúdo:

Comentário de um leitor enviado por email:

 

O SR. FAZ PARTE DE UMA MEIA DUZIA DE SEIS POTIGUARES QUE É CONTRA A COPA DO MUNDO EM NATAL, TENHO PENA DE VCS.
NATAL TA CRESCENDO E EM POUCO TEMPO VAI VIRAR MAIS UMA METRÓPOLE NORDESTINA, E ISSO INCOMODA A QUEM É CONTRA VER A CIDADE CRESCER. AS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA EM NATAL VÃO TER QUE ACONTECER
SE NÃO FOR AGORA,  VAI SER MAIS NA FRENTE. POIS OS ENGARRAFAMENTOS VÃO A CADA DIA AUMENTAR,  VIADUTOS E TUNEIS TEM QUE SER CONSTRUIDOS, ISSO NÃO SE PODE IMPEDIR.  CONDOMINIOS VÃO CONTINUAR SENDO COSNTRUIDOS, A REGIÃO METROPOLITANA VAI CRESCER, VEM AI O AEROPORTO DE SÃO GONÇALO.
FALANDO EM AEROPORTO, PERGUNTE AO POVO QUEM É CONTRA.
FALO A POPULAÇÃO QUE QUER VER O ESTADO CRESCER, NÃO UMA MINORIA DE ESQUERDISTAS RAIVOSOS.  SE VCS ESTÃO ACHANDO RUIM NATAL CRESCER, VÃO MORAR NUMA CIDADEZINHA DO INTERIOR, TIPO TANGARÁ, SÃO
FERNANDO,  ITAÚ E OUTRAS, LA EU GARANTO QUE O PROGRESSO VAI DEMORAR A ACONTECER.  PASSE BEM.

 

Minha resposta

 

Caro Leitor,

não se trata de ser contra a copa, já que ela é inevitável. A questão diz respeito agora ao seu formato. Há um conjunto de informações que foram secundarizadas. A população não foi informada de várias questões.
As desapropriações estão ocorrendo às custas do massacre das famílias. O Sr. gostaria de ser desabrigado da sua casa própria por um quinto do valor de mercado do imóvel? Eu também não. Mas é o que vai acontecer com cerca de 500 famílias de natalenses.
As obras de mobilidade não passaram por um processo amplo de planejamento. Especialistas afirmam que algumas delas são desnecessárias e que outras ganhariam em eficiência se fossem produzidas de outra maneira. A fórmula ainda é de privilegiar apenas o carro.
Para completar, a maior parte das obras ainda não tem licença ambiental.
Outra: não sou contra a construção de edifícios. Sou contra a construção de espigões sem a cidade estar preparada para abrigá-los. É um verdadeiro tiro no pé. Veja o caso dos prédios concluídos na região que chamamos de “baldo”. Eles foram erguidos sem condições de saneamento básico. Resultado: toda a região está contaminada e a “fedentina” toma conta do bairro. Nossos lenções freáticos, uma das principais riquezas da cidade, estão sendo contaminados. Como tomaremos água amanhã?
Não podemos acreditar que tudo vai ser uma maravilha. Precisamos participar da efetivação das coisas, nos inteirarmos dos resultados (vantagens e desvantagens) e lutar pela geração de uma cidade melhor.
Portanto, ninguém é contra o “crescimento”, mas contra o crescimento desordenado, que produz justamente alguns dos problemas que você descreveu. Se nossa cidade tivesse sido organizada em seu crescimento, por exemplo, não teríamos inúmeras vias subdimensionadas, consequentemente, engarrafamentos.
PS. Não sou um “esquerdista”. Só não acredito que as decisões sobre o crescimento da cidade tenham de passar, apenas, por aqueles que têm interesses empresarias diretos, conforme vem acontecendo nos últimos anos.
Em quantas obras desperdiçamos o nosso dinheiro? Basta ver o papodromo serviu para que? No entanto, jogamos uma fortuna nele…
Em resumo, meu caro, estamos mais próximos do que você imagina.

 

Abç.