Search
Close this search box.

RNBlogpro X BlogproRN, ou como enfraquecer um movimento

Compartilhar conteúdo:

Os blogueiros progressistas surgiram como um movimento social na chamada blogosfera com o intuito de criar meios de difusão de mídias alternativas e de contrabalançar a hegemonia dos grandes canais de comunicação. Com o seu crescimento, comissões estaduais foram fundadas para regionalizar as ações.

O RN, que apresenta uma das mídias mais dependentes de grupos políticos do país, conforme pesquisa recentemente publicada por base de pesquisa da Unicamp, também se organizou com a perspectiva de forjar um fórum de discussão e de ação local.

Duas siglas surgiram: RNBlogpro e BlogproRN, cada uma reivindicando a representatividade dos blogueiros progressistas no estado (não pretendo aqui pormenorizar a questão. Também não vou tomar partido. Quero apenas expor meu ponto de vista).

Bem, com a força que a mídia tradicional tem no RN, penso que a divisão não traz saldo positivo. Pelo contrário. Torna a arena de disputa ainda mais desigual. Os dois grupos separados trabalham para obter um resultado que não é superior a soma zero. A fulanização, com a arcaica atitude “eu lidero e você não”, ou eu tenho “força política”, poder de “arregimentação”, “organização”, também acaba trazendo mais do mesmo, o que parece não ser a intenção.

Um certo nível de disputa é sadio. A visão monolítica não resolve nada. Porém, ela não pode corroer um movimento. Os representantes das duas siglas poderiam  conversar e criar uma gestão compartilhada dos blogueiros progressistas. Deveria também ficar combinado de que existiriam eleições periódicas para a sucessão do grupo gestor.

Seria o início da democratização de um movimento social legítimo que luta por democracia na internet. Não é possível contestar a legitimidade do status quo, produzindo o que os representantes do stablishment praticam.