O instituto Sensus e o Vox Populi estão batendo um bolão nessas eleições. Enquanto o Montenegro – presidente do Ibope – anunciou vitória antecipada do Serra, Sensus e Vox Populi, através de inúmeras simulações, conseguiram antecipar a virada de Dilma. Agora arriscam um palpite ainda mais ousado – afirmam enfaticamente que Dilma vai levar ainda no primeiro turno.
Enquanto isso, o datafolha segurou o resultado favorável a Serra até quando foi possível. De uma outra para outra, em apenas uma semana, o datafolha noticiou um aumento de 17%! para Dilma. Algo inimaginável. Parece até que o eleitor brasileiro muda de opinião como troca de roupa. Na verdade o instituto se viu obrigado a repor a verdade.
No RN é que a coisa tá pegando. Os institutos apresentam dados que se diferenciam em mais de 15%! Algo não bate e alguém está enviesando as pesquisas. Essa diferença se torna ainda mais inverídica, na medida em esta diferença tende a ser menor quando as sondagens são continumante refeitas. A possibilidade de cair fora da margem de erro, traindo o intervalo de confiança se torna menos significativa.
O que pode-se perceber é que há instituto enviesando a constituição da amostra para beneficiar o seu contratante. O movimento é simples: a empresa de pesquisa contratada super valoriza a quantidade de questionários aplicados numa região ou numa classe social aonde o seu candidato tem maior densidade eleitoral.
Dizem que se um instituto bastante famoso publicar mais trÊs pesquisas, um determinado candidato ao governo do estado assume a liderança e, se brincar, ainda ganha no primeiro turno. Faz sentido!