CURIOSIDADES DA PESQUISA (28/07)
Pierre Bourdieu, sociólogo francês, é quem tinha razão – esse negócio de fazer uma campanha propositiva é altamente questionável. Cada vez mais pautados pelas pesquisas qualitativas, os candidatos são forçados a expressar o que os eleitores “querem ouvir”.
Além disso, dada as condições de disputa, os concorrentes se vêem levados a tentar “colar” uma visão negativa no seu opositor a partir das impressões pré-reflexivas compartilhadas entre os eleitores. É muito mais fácil manipular preconceitos já bem arraigados do que discutir e tentar disseminar novas agendas políticas. Os manuais de marketing são as bíblias de manipulação de preconceitos (Jogando para ganhar, livro de Ney Lima Figueiredo é um bom exemplo). É a razão instrumental criando o seu contrário e nos engolindo.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O ano passado eu disse certa vez que um erro bastante comum em pesquisas eleitorais é confundir “desconhecimento” com “rejeição”. Afirmei que o candidato Iberê, apesar de ter o mesmo nível de “rejeição” de Carlos Eduardo e estar em piores condições eleitorais do que o candidato do PDT, era “desconhecido”. O teto de Iberê era nitidamente mais alto do que o do ex-prefeito de Natal. As últimas pesquisas vêm corroborando a assertiva.
Iberê tenderá a crescer ainda mais, já que receberá os votos do vilmismo e uma pequena transferência de votos do lulismo (a transferência entre esferas diferentes [federal e estadual] tende a ser bem menor, se comparado quando há o movimento no mesmo âmbito de disputa. Fátima Bezerra quis ignorar este e outros princípios e levou uma lavada em 2008). A “estrutura” é importante, mas há outras questões também merecedoras de destaque.
No entanto, acredito que se Rosalba continuar a desenvolver um discurso de não oposição a Lula e colar a imagem de “continuísmo” em Iberê (o povo está desesperado por qualquer tipo de mudança e o grupo do senador José Agripino vem sendo mais competente para preencher tal anseio), a vitória da Rosa de Mossoró será inevitável. É apenas mais outra projeção.